Idealizador

José Geraldo Peixoto

Quem foi José Geraldo Peixoto?

Nascimento:

José Geraldo Peixoto, nasceu em 05/12/1943, no Município de Bezerros (sede) à  Rua Sigismundo Gonçalves, 150.

Filiação- Othon Peixoto e Maria do Carmo de Azevedo Peixoto.

Foi o 6ª filho de um total de onze.

Viveu sua infância e juventude em Bezerros cultivando sempre muitas amizades, cativando a  todos com sua alegria contagiante. Era uma pessoa carismática e grande animador das festas na cidade, comprometido com a inclusão social.

Escolaridade:

Fez o curso primário no Grupo Escolar Cônego Alexandre Cavalcante e o ginásio no Colégio Cenecista São José, ambos em Bezerros. Cursou o 2º Grau em Caruaru ( 1963 à 1965) por não haver na época, o curso de Contabilidade, em Bezerros. No período, de 1969 à 1972 cursou Economia na Universidade  Federal de Pernambuco.

Vida Profissional:

Em 1961, aos 17 anos, ainda estudante, iniciou sua carreira profissional como bancário, na Cooperativa e Banco Financiador, em Bezerros/PE.

Em 1967, após ser classificado em concurso do Banco do Nordeste do Brasil – BNB foi nomeado para trabalhar em uma agência do Estado da Paraíba. Foi nesta ocasião que se distanciou   um pouco de sua terra natal, para onde retornava sempre que podia, em feriados e datas festivas tradicionais, como São João, Fim de Ano, Carnaval e outros.

Em 1968 foi transferido para a cidade do Recife, onde trabalhava e estudava ao mesmo tempo. No BNB, participou de diversos cursos de especialização, para ascensão funcional, chegando a galgar a posição de gerente. Aposentou-se em 1990.

Vida Pessoal:

Casou-se em 01/12/1973 com Giselda Maria  de Figueiredo Lima, de cuja união nasceram três filhos: Carolina, Thiago e Túlio.

Atividades Após Sua Aposentadoria:

Após sua aposentadoria pôde então retornar a Bezerros com maior freqüência, participando assim mais diretamente da vida do Município, sentindo  de perto os problemas vivenciados por seus conterrâneos, principalmente os mais carentes da área  urbana e rural. Sempre preocupado com o bem estar desta população e também com a preservação do meio ambiente, do patrimônio histórico, artístico sócio cultural do município, numa tentativa de desenvolver ações neste sentido, é que, em 1993, lançou a idéia de ser criar uma associação que congregasse os filhos e amigos de Bezerros, que partilhassem desse mesmo ideal. Foi realizado o encontro Ver e Reviver Bezerros, neste mesmo ano, quando foi apresentada uma exposição dos trabalhos artísticos e culturais dos filhos da terra e ao mesmo tempo discutidos os problemas e necessidades do município, seus potenciais e foram levantadas propostas de soluções através de ações conjutas, tendo como enfoque principal a criação de uma associação. Assim, em 03/07/1993, foi criada a Associação dos Filhos e Amigos de Bezerros – AFABE, da qual Geraldo foi eleito, coordenador geral. A partir desta data ele dedicou-se inteiramente à causa abraçada, dividindo seu tempo entre a família e os trabalhos da AFABE, numa preocupação constante com a melhoria da qualidade de vida da população carente do Município, principalmente da área rural, a quem dedicava uma atenção e carinho especiais.

Vivia, juntamente com a equipe de voluntários em constante busca de parcerias com órgãos públicos municipais, estaduais e federais, bem como, com  entidades não governamentais- ONGs e órgãos de cooperação, para desenvolver projetos que atendessem aos objetivos da AFABE.

Realizava todos os trabalhos com desprendimento e total  dedicação, a ponto de utilizar recursos próprios, para atender às necessidades que surgiam no decorrer dessas ações.

Durante os cinco anos de atuação na AFABE, projetou o nome do município, junto a entidades estaduais e nacionais, publicas e privadas, sendo convidado a participar de diversas conferencias e seminários, conseguindo trazer para Bezerros, projetos e realizar eventos culturais. Ajudou ainda, junto com os companheiros e companheiras da AFABE, a população rural, a se organizar em associações, para lutarem na defesa de seus direitos. Teve, uma atuação fundamental na solução do problema da pelagra que assolava em 1993 a zona rural do município, principalmente na região do Sítio Frutuoso e adjacências.

Buscou ajuda da Universidade Federal de Pernambuco para combater a doença e, paralelamente, procurou auxilio para combater a fome, no Comitê Estadual de Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, criando também, o comitê da AFABE. Este comitê, ao mesmo tempo em que prestava assistência direta, desenvolvia ações educativas junto à população assistida, levando-a a refletir sobre as causas dos problemas vivenciados e buscar possíveis soluções, o que resultou no surgimento, de várias associações comunitárias.

Em 1998, como fruto de seu esforço, a AFABE desenvolveu o Projeto União pelo Trabalho, de construção de cisternas de placa, nos Sítios Frutuoso e Guaribas, em parceria com a Prefeitura  Municipal e coma CRS – Catholic Relief Servece, entidade de cooperação internacional.

 Seu Falecimento:

Em 23/04/1998 em uma de suas viagens semanais de Recife a Bezerros, quando vinha participar de uma reunião deste projeto, no Sítio Frutuoso, sofreu um acidente na BR 232, que o vitimou fatalmente. Era um dia de muita chuva, impróprio para viajar, mas sendo de sua natureza, não faltar aos compromissos assumidos, enfrentou uma BR mal conservada e ainda não duplicada, que veio a lhe custar a perda da vida.

Herança Deixada:

Bezerros perdeu um grande baluarte em defesa da causa social e do desenvolvimento de sua terra, deixando como herança aos bezerrenses, o exemplo de uma vida dedicada ao bem estar dos irmãos conterrâneos e ao desenvolvimento sócio-cultural do seu município, com total despojamento, tendo como único interesse o bem coletivo.

Por tudo isso, Geraldo é um filho de Bezerros, que deve servir de exemplo e ser lembrado, sempre, por todos os bezerrenses, com muito orgulho.

Para os companheiros e companheiras da AFABE, a lembrança de Geraldo, constitui uma força que os (as) impulsionam a continuar lutando e enfrentando desafios, na busca de fazer germinar a semente por ele lançadade contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e mais igualitária.