Programas

EIXO Nº 1 Fortalecimento da Cidadania e Participação nas Políticas Públicas

AFABE vem desenvolvendo ações voltadas para o Fortalecimento das Associações Rurais já existentes, quanto a atualização do seu estatuto social, de sua documentação e administração financeira, e quanto a organização de outras comunidades em Associação, incentivando-as a buscarem de forma articulada melhoria da qualidade de vida para suas Comunidades, junto a órgãos públicos locais e através da participação nos Conselhos Municipais, e outras Organizações Sociais de Desenvolvimento Rural sustentável, a níveis local e regional.

Hoje já podemos observar considerável melhoria na atuação das lideranças rurais do município, em defesa dos interesses de suas Comunidades, comparado ao quadro existente em 1993.

– Conselhos Municipais

Neles a AFABE procura contribuir com a administração pública municipal para a melhoria dos serviços prestados à população. A AFABE participa atualmente dos seguintes Conselhos Municipais:

  • Saúde;
  • Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente;
  • Defesa dos Direitos do Idoso;
  • Alimentação Escolar;
  • Desenvolvimento Rural Sustentável de Bezerros.

–  Comitê da Bacia do Rio Ipojuca – COBH Ipojuca

A AFABE integra o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca desde sua fundação. Neste momento, fomos eleitos para representar a sociedade civil no mandato 2021 – 2024.

–  Plataforma MROSC Pernambuco

A AFABE é signatária da Plataforma MROSC Nacional, assim como a Plataforma MROSC Pernambuco, desde a sua fundação em Outubro de 2019. Além disto, integramos a Comissão Executiva da Plataroma estadual, assim como o Grupo de Trabalho em Articulação.