UNICEF lança programa de voluntariado jovem online para enfrentar as fake news sobre a COVID-19

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) abre o processo seletivo para o seu programa de voluntariado online. Adolescentes e jovens entre 16 e 21 anos serão selecionados para participar da iniciativa, que terá início em abril e se prolongará durante o resto do ano.

O UNICEF busca adolescentes e jovens que atuem ativamente nas redes sociais enfrentando notícias falsas e promovendo os direitos de crianças e adolescentes. Interessados devem responder ao formulário de inscrição até o dia 9 de abril.

O grupo será capacitado com informação e metodologias para atuar digitalmente – neste momento de isolamento social – e também presencialmente em suas comunidades, quando terminarem as restrições de contato. O programa pretende formar 500 adolescentes e jovens líderes voluntários até dezembro e criar uma comunidade de pessoas engajadas com os direitos das crianças e adolescentes em todo o país.

O coordenador do programa de voluntários do UNICEF no Brasil, Rafael Medeiros, explica que a informação baseada em evidência científica tem sido sistematicamente afetada por notícias falsas, principalmente neste momento de emergência de saúde, o que acaba atraindo o engajamento das pessoas pelos motivos errados. “Todos perdem com isso, incluindo as crianças e os adolescentes, que acabam tendo seus direitos desprezados”, afirmou o coordenador.

No mundo todo, voluntárias e voluntários estão apoiando suas comunidades com informação e ajuda direta, seguindo normas de segurança. Desde 2018, a Iniciativa Global de Voluntariado tornou-se o canal oficial de engajamento de pessoas com os programas do UNICEF em diversos países. Até o final de 2019, escritórios do UNICEF em mais de 30 países já haviam iniciado seus programas formais de voluntariado.

Na Mongólia, por exemplo, voluntários do UNICEF distribuíram 30 mil informativos sobre a COVID-19 em suas comunidades, organizando diversas ações de mobilização. Em Bangladesh, por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde e as universidades, voluntárias do UNICEF já treinaram mais de 380 famílias sobre nutrição infantil, e distribuíram cápsulas de vitamina A para crianças moradoras de regiões mais necessitadas.

Para o programa de voluntariado online do UNICEF no Brasil, adolescentes e jovens devem se inscrever em https://contato.unicef.org.br/formulariovoluntariado até o dia 9 de abril de 2020.

FONTE: UNICEF