Sistemas Agroflorestais: Opção de Desenvolvimento Sustentável para o Campo

O mundo vivencia uma crise ambiental e social com reflexos importantes sobre a segurança alimentar de nossa população, e em Bezerros não é diferente. Vale lembrar que Bezerros encontra-se em região semiárida, sofre com falta de chuvas, o fenômeno da seca e por isso, possui importantes restrições ecológicas, integrando o polígono das secas. Este quadro tende a se agravar nesta crise, pois a agricultura é altamente dependente de fatores climáticos como temperatura, umidade do solo, radiação solar e as chuvas.

Diante das mudanças climáticas, o modelo de agricultura moderna tem sido questionado. A estimativa é a de que o setor agrícola seja responsável por cerca de 30% das emissões dos gases causadores de efeito estufa (GEEs) provocadas por atividades humanas, como por exemplo, o desmatamento, as queimadas, o uso de fertilizantes, a pecuária, entre outros. Neste contexto surgem os sistemas agroflorestais (SAFs) como alternativa no processo de recuperação de ecossistemas degradados pela ação do homem. Os sistemas agroflorestais são formas de uso e manejo do solo em que árvores ou arbustos são combinados, de maneira intencional e planejados, a cultivos agrícolas e/ou animais em uma mesma área, ao mesmo tempo ou em uma sequência de tempo.

As práticas agroflorestais agroecológicas podem retardar ou reverter a degradação do solo, aumentar sua fertilidade, mitigar a emissão dos GEEs ao sequestrar carbono, além de garantir benefícios ecológicos e econômicos. Os agricultores familiares são os principais beneficiados por este tipo de sistema, pois a grande diversificação de culturas utilizadas nos SAFs promove a autossuficiência em mudas, plantas frutíferas, medicinais e alimentícias tornando a produção mais sustentável. Os produtos derivados do sistema poderão ser comercializados em feira locais, geram renda e promovem o envolvimento da população local. Como resultado, há o desenvolvimento rural com o aumento da qualidade de vida, a fixação do homem no campo e a consequente redução do êxodo rural. #AVozdaAFABE #Agrofloresta #Agroecologia #SAF #GEE #MudançasClimáticas #AFABE