Por que Devemos Proteger o Solo?

No último texto falei sobre a importância dos sistemas agroflorestais para a agricultura familiar. Neste sentido, é importante conversar um pouco sobre o solo. Quando estamos conversando sobre o meio ambiente, falamos muito sobre a qualidade da água e do ar, e muito pouco sobre a qualidade do solo e sua conservação. A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas terrestres. Se o solo faz parte da litosfera, e a litosfera em conjunto com a hidrosfera e a atmosfera formam a Biosfera. Por que falamos pouco sobre o sistema solo? Uma das primeiras perguntas que faço à turma quando estou ensinando sobre o solo é: para vocês, o que é o solo? Qual a importância dele? O solo é um recurso renovável? Deixo estas mesmas perguntas para você. As respostas são reveladoras e demonstram que muitas pessoas não percebem a importância do solo para a nossa vida.

Aqui não pretendo explicar detalhadamente todo o processo de formação do solo, mas é necessário ter algumas informações relevantes sobre ele. O solo é um sistema aberto e dinâmico que evolui e se desenvolve continuamente no meio ambiente. Então, o solo é o resultado da interação entre a rocha matriz, o clima, o relevo, os organismos vivos e o tempo. Quando um dos fatores varia, solos diferentes são formados. Por isso podemos encontrar solos rasos ou profundos em uma mesma região. E por isso que há solos em Bezerros diferentes dos de Petrolina ou Ipojuca, assim como os solos encontrados em Serra Negra são diferentes dos de Boas Novas ou Juá. O solo, além de servir de base para construção de nossas casas e cidades, é responsável pela produção de nossos alimentos, bioenergia e fibras. Ele fornece os elementos essenciais para o crescimento e desenvolvimento das florestas e produções agrícolas. Além disso, o solo é importante na filtração da água e no controle de enchentes. Os solos também auxiliam na regulação do clima, pois são o maior reservatório global de carbono possuído cerca de três vezes mais carbono que a atmosfera na forma de carbono orgânico. Portanto, o manejo adequado dos solos é grande aliado no combate às mudanças climáticas.

Por fim, o solo é um recurso natural que demora muito para ser criado pela natureza. São necessários cerca de 400 anos para a natureza produzir apenas um centímetro de solo, portanto é considerado um recurso natural NÃO RENOVÁVEL. Colocando em perspectiva, como o Brasil tem cerca de 500 anos de existência, então neste período foi criado um pouco mais de um centímetro de solo no país. No entanto, o uso e manejo inadequado dos solos podem provocar a degradação do solo, inclusive com perdas de dezenas de centímetros de solo por ano. Os solos tornam-se pobres afetando diretamente a capacidade de produção daquela área. Diante disto, é imperativo para o agricultor, conhecer técnicas capazes de minimizar a degradação do solo, tais como: curva de nível, terraceamento, adubação verde, plantio direto, cultivo mínimo, análise do solo, entre outros. Encerro por aqui, mas na próxima vez retorno com este assunto. Até lá! Por Vinícius Carvalho, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia (Ciência do Solo) e Coordenador Geral da AFABE. #AVozDaAFABE #Solos #ConservaçãoDoSolo #MeioAmbiente