25 de Julho: Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Dia Nacional de Tereza Benguela

No dia 25 de julho foi comemorado o dia Internacional da mulher negra latino americana e caribenha. A data nasceu com o fim de celebrar e, sobretudo estimular a reflexão sobre o papel das mulheres negras da América Latina e Caribe, de modo fortalecer a luta contra o racismo, sexismo, discriminação de classe, preconceitos, fortalecendo e resgatando as organizações de resistência das mulheres negras. É basilar para essa compreensão o debate do quanto é difícil ser mulher negra trabalhadora numa sociedade capitalista historicamente construída a partir do patriarcado, do racismo, da opressão de uma classe por outra.


Essa mesma data também é comemorado o Nacional de Tereza Benguela, que foi uma importante líder quilombola que viveu durante o século XVIII e tornou-se liderança do Quilombo Quariterê, Mato Grosso. A revolucionária traz em seu nome Benguela, que é uma região angolana. Durante a sua liderança a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, além de que através do seu comando todas as comidas plantadas eram divididas por todas as pessoas.


Outro nome que não pode ser esquecido nessa discussão é Lélia Gonzalez, grande Filósofa, antropóloga, professora, escritora, militante do movimento negro e feminista precursora, uma das maiores intelectuais brasileiras do século XX . Ela traz a discussão do que compreendemos por Racismo Estrutural, discussão fundamental para compreensão desse tema.


Por fim, encerro destacando o quão importante é fortalecer cotidianamente a construção do movimento feminista latino-americano e caribenho, do feminismo negro e classista.


Viva Lélia Gonzalez, Tereza de Benguela e a todas as mulheres indígenas, negras, latino-americanas e caribenhas.


Foto: https://www.cartacapital.com.br/blogs/fashion-revolution/trilhando-novos-caminhos-viva-ao-dia-internacional-da-mulher-negra-latino-americana-e-caribenha/
Por Luiza Carla de Melo, Terapeuta Ocupacional, Conselheira Municipal de Saúde de Bezerros, Residente em Saúde da Família do Campo pela UPE e Associada AFABE.