Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Existir e Resistir!

No dia 21 de Setembro é vivenciado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Nada melhor do que fazer valer essa data, quebrando paradigmas. E por falar em luta das pessoas com deficiência, você sabe o que é Capacitismo?

Vamos lá! O conceito está associado com a produção de poder e se relaciona com a temática do corpo por uma ideia de padrão corporal perfeito, também sugere um afastamento da capacidade e da aptidão dos seres humanos, em virtude da sua condição de deficiência.

O capacitismo é um dos sistemas de exclusão e opressão presentes em nossa sociedade. São corpos de pessoas que são colocados no mundo através de uma perspectiva que as tira da função de sujeitos. Esses corpos são olhados como incapazes, como impotentes. “Eles/elas não podem”; “Eles/elas não conseguem”; “Eles/elas não são capazes”.

E normalmente, pensamos em capacidade alinhado à valor dentro de um sistema capitalista e, a partir disso, chegamos em dados sobre a existência de uma exclusão educacional de pessoas com deficiência. Essas representam 1% de nosso corpo em universidades, mas vai além, existe uma exclusão de seus corpos no mercado de trabalho e nas representações artísticas e midiáticas – sem contar que toda vez que esses corpos são representados, podem ainda estar sendo representados com preconceitos, diretos ou velados.

Vivemos em uma sociedade que não acolhe a diversidade dos nossos corpos. Somos incentivados/as para ter medo do diferente. Temos sinais desde a pré-história que os homens já conviviam com a deficiência e, ao longo dos séculos, essas pessoas sofriam abandono e rejeição, seja por não terem o mesmo ritmo enquanto éramos comunidade primitiva, seja por não terem o corpo “perfeito”.

Ou seja, no decorrer do pós-surgimento da Revolução Industrial, a mesma que nos fez perpetuar e classificar o valor do homem no quanto ele consegue produzir em menos tempo, uma competição desleal que, novamente, dá para a pessoa com deficiência o olhar de invalidez e não pertencimento.

Diante de toda luta por direitos das pessoas com deficiência, precisamos defender ainda mais a trajetória de conquistas, derrotas e, principalmente, dificuldades que várias pessoas com deficiência passaram e ainda passam diariamente, pois vivemos tempos sombrios.

Nossa esperança é que meninos e meninas com deficiência NUNCA se esqueçam da floresta que seus antepassados plantaram. É urgente que esses guerreiros/as aprendam as lições com quem deixou suas marcas de sangue pelas estradas da diversidade e na luta pela inclusão sem desanimar.

E que chegue logo 2022, pra gente se livrar desse governo ditador, retrógrado, assistencialista, moralista, preconceituoso, e discriminatório. Mas enquanto a liberdade lá no Congresso Nacional não chega, não podemos esmorecer! Precisamos lutar cada vez mais. Nada sobre nós, sem nós!

Força e coragem neste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência! Por Michelle Silvestre, Assistente Social, Militante Fundadora do Movimento Mulheres em Pauta e Associada AFABE #Capacitismo #PCD