A importância de promover arte e cultura

Mesmo que inconscientemente, todo mundo sabe o que é Arte e cultura. A arte pode ser entendida como atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, tais como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema, em suas variadas combinações.

E cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”

Neste processo de entender ou classificar arte e cultura, vemos alguns equívocos por parte de algumas pessoas que não consideram arte e cultura aquilo que elas não gostam. De fato, tem muita coisa que eu não gosto, e outro tanto de coisas que eu não suporto… Mas não é minha apreciação que vai determinar que algo é arte ou cultura. Eu só invisto meu tempo, ou dinheiro de um ingresso, ou couvert, em algo que eu me identifique.
Infelizmente o mundo do entretenimento, tanto da música como de outras produções culturais como teatro, dança, artes plásticas e cinema convencional e tradicional, estão sendo engolidas por produções feitas de forma industrial ou amadora, registradas por celulares com o objetivo de adquirir visualizações em plataformas. Às vezes, as empresas conseguem recompensar os autores com algum dinheiro, às vezes não.

O que vemos hoje em dia é um cenário complicado para a produção de eventos. Porém, sem a produção de eventos, por mais simples que sejam ou a forma que eles acontecem, a cadeia produtiva cultural com o seu potencial empregatício e de geração de renda não se configuraria. Não precisamos combater o entretenimento das telas de celulares e computadores, mas precisamos urgentemente apoiar os artistas que ainda preferem ou conseguem fazer sua apresentação de forma presencial, seja comprando mesas e ingressos de eventos, pagando couvert, ou até fazendo uma transferência em dinheiro para o artista, pois corremos o risco desses artistas, por falta de estímulo, deixarem de executar sua arte. Aí sim, infelizmente, só teríamos o prazer de revê-los em telas, se por acaso alguém teve o cuidado de fazer algum registro.

Por Lunas de Carvalho Costa, Escritor, Produtor Cultural e Associado AFABE #Arte #Cultura #AVozdaAFABE