AFABE representa Bezerros e o Estado de Pernambuco na conferência nacional de Saúde

          Luíza Carla de Melo

Luíza Carla de Melo, natural de Sapucarana e estudante do último período de Terapia Ocupacional (UFPE), é a representante titular da AFABE no Conselho Municipal de Saúde. Paulo Roberto Bezerra Leite é o seu suplente.

Os dois participam das reuniões mensais do conselho e contribuem para construir as melhores políticas públicas para o município. Em 2019 ocorreu a 9° Conferência Municipal de Saúde com o Tema: Saúde não é favor, é direito/ Bezerros em Defesa do SUS. A conferência foi realizada no dia 11 de abril no auditório da Escola de Referência no Ensino Médio, (EREM Bezerros). No final da conferência foram escolhidos os delegados para representar o conselho na etapa macroregional, dentre eles, a conselheira representante da AFABE Luíza Carla de Melo.

A conferência da II Macroregional foi realizada no município de Garanhuns, Agreste Meridional de Pernambuco, no período de 7 a 8 de maio de 2019, onde Luíza levou juntamente com os outros delegados, os resultados da conferência municipal de saúde de Bezerros. Neste momento, ela foi selecionada como delegada para participar da conferência estadual.

A 9° Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco foi realizada no Centro de Convenções em Olinda, no período de 21 a 24 de maio/ 2019 com o Tema: Saúde não é favor, é direito/ Pernambuco em Defesa do SUS. Em 19 de julho, Luíza participou do encontro realizado em Gravatá, com os delegados de Pernambuco, em preparação para a maior articulação entre os delegados do Estado e ficou designada para participar da 16°Conferência Nacional de Saúde: Democracia e Saúde que foi realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade em Brasília no período de 04 a 07 de agosto.

A partir do tema Democracia e Saúde durante os 4 dias foram discutidos os eixos: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e  Financiamento do SUS e assim encaminhadas e defendidas as propostas que foram construídas nas etapas anteriores para a defesa do Sistema Único de Saúde. Neste contexto, Luíza trabalhou o eixo do Financiamento do SUS, enquanto militante e de modo a aprofundar as discussões e garantir um saldo qualitativo da conferência acompanhou a atuação da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, que é uma Frente de lutas que articula diversas entidades, movimentos, centrais sindicais, sindicatos, forças políticas, entre tantas outras organizações na luta por um SUS 100% público, estatal e de qualidade.