12ª Conferência Municipal da Assistência Social

Diante do cenário de grandes retrocessos em políticas e direitos sociais que nosso país vive, debater as politicas publicas com e para a população é um ato não só de resistência, mas de cidadania. Foi com esse intuito que a 12° conferência municipal da Assistência Social, a 1ª de caráter democrático, trouxe o debate não somente pela manutenção do Sistema Único de Assistência Social, mas por sua ampliação e fortalecimento como garantia de proteção da população em tempos de aprofundamento da desigualdade, de aumento da violência, de privações e sofrimentos.

A partir de um amplo movimento nacional em defesa da Assistência Social como política pública, direito das/os cidadãs/ãos e dever do Estado, considerando todas as decisões discutidas coletivamente pelas instâncias do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e assumindo a responsabilidade de fortalecer com legitimidade e representatividade o controle social e a participação popular, a conferencia trazia para a ordem do dia a discussao da pauta: “Assistência Social: Direito do povo, com Financiamento Público e Participação Social.

Mikhail Gorbachiov

O diálogo com a população é extremamente necessário, pois em período de limitação de recursos, precisamos elencar as prioridades com o objetivo de garantir os direitos do povo, principalmente os menos favorecidos, que sofre a duras penas as consequências diante da brutal desigualdade histórica e social. Investir em política pública é investir em cidadania.

Para Mikhail Gorbachiov, conselheiro representante da sociedade civil, pela AFABE: “o momento exige diálogo intenso com.o povo para a elucidaçao da importância de estarmos ainda mais unidos para lutar e resistir aos desmandos do governo federal. Nada para nós, sem nós.

Não aceitamos nenhum retrocesso!
A Assistência Social não é favor, é direito!”