Vamos Fazer Compostagem?

Há algum tempo, ouço relatos de algumas situações que ocorrem em propriedades rurais aqui da região e que poderiam ser resolvidos facilmente com a adoção de técnicas adequadas de manejo, tais como a compostagem. Atividades agrícolas e agropecuárias geram grande quantidade de resíduos como dejetos animais, restos agrícolas, palhas, resíduos agroindustriais, entre outros. Estes resíduos, quando manipulados de forma errada, podem provocar sérios problemas de poluição. O aproveitamento adequado destes resíduos agrícolas, florestais, urbanos ou até industriais pode ser realizado através da compostagem. Mas o que é exatamente a compostagem?

A compostagem é uma tecnologia que busca aumentar a eficiência dos processos de reciclagem de resíduos orgânicos, de modo que possam ser reaproveitados na agricultura com segurança (Embrapa). Então, na compostagem, há a decomposição dos resíduos vegetais e animais de forma controlada resultando em um produto chamado composto orgânico. Essa técnica pode ser realizada em pequena, média ou grande escala sem provocar problemas ambientais ou de saúde pública. A compostagem é realizada utilizando materiais ricos em carbono, como as serragens e as palhadas de gramíneas, misturados a materiais ricos em nitrogênio, como estercos, tortas e folhas de leguminosas. São formadas pilhas com este material, mantida a umidade, monitorada a temperatura e assim, todo o processo de decomposição é controlado, possuindo tempo de produção variável entre 60 a 120 dias, de acordo com as condições de produção. No final, o composto orgânico resultante não possui mau odor, não atrai insetos e nem roedores. Ele pode ser utilizado nos canteiros de hortaliças, covas e sulcos, assim como parte do substrato utilizado na produção de mudas. Diante disso, outra questão é porque devo fazer a compostagem e utilizar o composto orgânico na minha produção?

Há uma série de vantagens para o produtor rural quando utiliza o composto orgânico em sua propriedade. Por exemplo: ativa a vida do solo ao favorecer a reprodução de organismos benéficos as culturas agrícolas, ou seja, ela aumenta a presença de minhocas, insetos e micro-organismos desejáveis, que podem reduzir a incidência de doenças nas plantas. Além disso, aumenta a capacidade de infiltração da água no solo, reduzindo a erosão. Também ajuda na maior retenção da água no solo, aumentando a disponibilidade desta água para as plantas por maior tempo. O composto também dificulta ou impede a germinação de plantas invasoras. Outro benefício para o produtor rural é o econômico, ao se produzir um excelente produto em sua propriedade, e assim, não precisará gastar com a compra do mesmo. E se houver excedente, poderá comercializar para outros produtores. Sem falar que é fruto de um processo sustentável por reaproveitar restos das culturas agrícolas e ser ambientalmente seguro.

Por fim, é um produto que possui rastreabilidade de sua produção, pois a origem das matérias prima que formarão o composto é conhecida e há o controle de todas as etapas de sua produção. Então, meu amigo produtor rural, vamos fazer compostagem? No próximo texto, conversaremos sobre a produção do composto orgânico em área urbana. Abraços

Por Vinícius Carvalho, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia (Ciência do Solo) e Coordenador Geral da AFABE #AVozDaAFABE #Compostagem #MatériaOrgânica