O Lixo e a Compostagem Urbana

A edição 2020 do Panorama dos Resíduo Sólidos no Brasil, produzido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE, mostra que no ano de 2019 cada brasileiro produziu cerca de 379 kg de Resíduos Sólidos Urbano (Lixo) por ano. Em outras palavras, isto representa mais de um quilo de lixo por dia. Se continuar neste ritmo, até 2050 espera-se o aumento da produção de lixo por cada pessoa em cerca de 50%. É urgente que todos nós tenhamos consciência da quantidade de lixo que nós produzimos e que é preciso mudar! Eu, como cidadão, de que maneira posso contribuir para reduzir meu lixo e ajudar o meio ambiente? Sugiro a adoção dos 3Rs da sustentabilidade, que significa Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O Reduzir está ligado a redução do consumo de bens e serviços, com a consequente redução da geração de lixo e também do desperdício, enquanto que o Reutilizar fala sobre a reutilização de produtos, que significa a economia nos recursos renováveis que seriam utilizados na fabricação de um mesmo produto novo. Por fim, temos o Reciclar, que significa o processamento de materiais por meio de sua transformação física e/ou química para a produção de novos produtos.

Vamos analisar melhor os 379 kg de lixo produzidos pela população brasileira em 2019. Cerca de 35 % do lixo é composto por materiais recicláveis (plástico, papel, papelão, vidro e metal). Porque foram parar lá? Alguma soluções podem ser adotadas como a coleta seletiva e o apoio aos catadores de materiais recicláveis e das associações de catadores, que são atores-chave em todo o processo de reciclagem e logística reversa, nos mais diversos gargalos de sua atividade como: a coleta, seleção, separação, guarda, transporte e beneficiamento dos materiais recicláveis comercializáveis. Quero ressaltar aqui a importância dos catadores de materiais recicláveis para a nossa sociedade. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os catadores são responsáveis por cerca de 90% de todo o lixo reciclado no Brasil.

E o resto do Lixo? Um pouco mais de 45% do lixo produzido é composto por material orgânico. Oi? Pois é… Estamos jogando anualmente 170 kg de material orgânico no lixo. Vamos colocar este dado em uma nova perspectiva. É como se cada brasileiro jogasse no lixo diariamente cerca de 470 gramas de material orgânico. Precisamos urgentemente rever este desperdício de alimentos em todos os elos da cadeia produtiva, do transporte, da indústria, serviços e consumidores finais, assim como, reciclar este material orgânico desperdiçado. Uma alternativa viável para o melhor aproveitamento deste material é através da compostagem, e nós podemos fazer em casa. Quando falamos de material orgânico jogado no lixo, estamos falando principalmente sobre restos de comida, bagaços, cascas de frutas e legumes. Relembrando o que disse no texto anterior intitulado “Vamos Fazer Compostagem” (https://afabe.org/blog/2021/05/26/vamos-fazer-compostagem/), na compostagem há a decomposição dos resíduos de forma controlada resultando em um produto chamado composto orgânico. Este composto pode ser utilizado nos jardins, hortas e vasos que mantemos em nossas casas.

Mas onde fazer a compostagem em casa? Podemos fazer o composto no quintal, em alguma área disponível, para fabricar o composto. Mas meu quintal é miúdo ou não posso fazer composto no local, o que faço? Já ouviram falar em composteiras domésticas? Estas composteiras podem ser utilizadas em casas ou apartamentos, utilizando caixas ou baldes plásticos. Nelas também são utilizadas minhocas que farão um ótimo trabalho no seu composto. Outra opção em menor escala de produção, é a utilização de garrafas PET, entre outras soluções. O que estamos esperando? Vamos fazer o nosso próprio composto e assim ajudar o meio ambiente!

Por Vinícius Carvalho, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia (Ciência do Solo) e Coordenador Geral da AFABE #AVozDaAFABE #Compostagem #MatériaOrgânica #Lixo #ResíduosSolidos