Semana Santa: Semana Importante para Pernambuco.

A páscoa é uma das principais festas religiosas do país, tanto da cultura judaica quanto da cristã. Na páscoa celebra-se a libertação do povo judeu da opressão dos egípcios e os cristãos a ressurreição de Jesus Cristo.
O domingo de páscoa, que na verdade é o ápice da semana santa para os católicos, é para o pernambucano não apenas o último dia de reflexões e orações sobre o mistério da morte e ressurreição de Cristo. Tornou-se um período onde o feriado de um dia santo, que no caso é sexta-feira da paixão, atrai dezenas ou até centenas de milhares de turistas para a região Agreste. Uns buscam exercitar sua espiritualidade, outros buscam a tranqüilidade do clima ameno, e muitos buscam outras formas de lazer em um período onde já reinou o sagrado e agora divide a atenção com o profano.


Essa onda de turistas religiosos, turistas contemplativos ou quem faz o turismo em busca de apresentação musical, por exemplo, fomenta uma cadeia produtiva enorme. Provavelmente, o maior incentivo para esse fenômeno foi à encenação da Paixão de Cristo no teatro de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova. Os restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis, pousadas, postos de gasolina, supermercados, lojas de roupas e até eletrodomésticos são algumas das empresas procuradas neste período. O impacto na geração de empregos locais, formais e informais, é gigantesco. Aqui seria impossível citar todos os profissionais autônomos que são impactados com o aumento de renda nesse período, como: artesões, cabeleireiros, manicures, feirantes, guias de turismo, taxistas, moto-taxistas, seguranças, músicos, atores e tantos outros profissionais que anseiam por esse período.


Lamentavelmente, a pandemia do covid-19 impediu que pelo segundo ano consecutivo, a tradição fosse mantida e dessa vez o impacto da falta desse evento na economia está sendo muito maior. E o que mais preocupa é a falta de suporte para enfrentar situações como as desta crise sanitária. Algumas pessoas, principalmente que fazem parte do setor de entretenimento como cantores e músicos, geralmente não têm uma formação sobre como planejar a vida financeira, ou algo que garanta seguridade social, nem estão associados a instituições que lhe dêem suporte e orientação. Dessa forma torna-se vital que tenham o ganho específico de períodos como estes. Quando isso não acontece, vemos pessoas desesperadas por não conseguir, às vezes, o mínimo necessário para sua sobrevivência.


Isso nos leva a uma reflexão do tamanho da importância desses ciclos festivos para o povo pernambucano, do quanto eles são imprescindíveis não apenas para a consolidação cultural do nosso estado, mas principalmente para a manutenção de uma fatia considerável da economia pernambucana. Eu desejo nessa páscoa a libertação mental de muita gente que acha que devem apenas esperar, desejo que ressuscite no coração das autoridades a consciência para que criem leis que contemplem essas pessoas que dependem desses períodos e que estão sujeitas a outras situações que as impeçam de trabalhar.


Desejo a todos que a luz de Cristo, que é tradicionalmente transmitida na vigília pascoal do sábado santo, ilumine o coração, a mente e a fé de todos que sofrem em meio a essa pandemia. Feliz Páscoa.
Foto: Cristo sertanejo do artesão Iraildo Batista
Lunas de Carvalho Costa – Produtor Cultural