A Falta de Análise de Solo Prejudica Sua Produção Agrícola

Semana passada, no dia 15 de abril, foi comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. Ontem, dia 22 de abril, foi o Dia Internacional da Mãe Terra. Duas datas comemorativas que nos leva a refletir sobre a necessidade de conservar os recursos naturais no nosso país. Os recursos naturais, como a água, o solo e o ar, são essenciais para a existência do ser humano, e sua preservação é essencial para manutenção da vida.

Anteriormente, mostrei como uma pequena camada de solo demora séculos para ser formado, e, portanto, deve ser considerado um recurso não renovável. Segundo levantamento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO, 33% dos solos estão degradados, e de acordo com José Graziano da Silva, Brasileiro e ex Diretor Geral da FAO, a perda de solos produtivos prejudica gravemente a produção de alimentos e a segurança alimentar, amplifica a volatilidade dos preços dos alimentos e, potencialmente, mergulha milhões de pessoas à fome e à pobreza.

Poluição, acidificação, perda de fertilidade e matéria orgânica, salinização, compactação e erosão são os problemas mais frequentes relacionados a degradação dos solos em nosso país, sem falar nas mudanças climáticas que podem impactar diretamente o solo, e por consequência, a produção agrícola. Para os agricultores da região, estes problemas ocorrem principalmente por falta de conhecimento do solo que estão cultivando. A análise de solo é de fundamental importância para conhecer o solo a ser cultivado, e com o resultado desta análise, o agricultor poderá adotar práticas mais sustentáveis de produção agrícola. Além disso, o uso racional de corretivos e fertilizantes reflete diretamente no aumento da produção agrícola, e por consequência, no lucro obtido por esta produção.

Quando o agricultor aplica algum fertilizante no campo, sem a análise de solo, ele corre risco de prejudicar sua produção e ter prejuízo. Este prejuízo, por exemplo, pode ser devido a compra e aplicação de um fertilizante sem que haja necessidade do mesmo. A aplicação inadequada de fertilizantes pode provocar desequilíbrio químico no solo, e assim, prejudicar a absorção de outros nutrientes. Então, uma planta com deficiência nutricional irá reduzir o total de sua produção ou poderão sair frutos menores, menos doces, com defeitos que prejudicarão, e muito, a venda dos mesmos. Isso quando há produção. A imagem que ilustra esse texto mostra a diferença entre espigas de milho com falta de nitrogênio (a esquerda) e espigas de milho com nitrogênio adequado (a direita). Viram como dá prejuízo? Sem falar que, plantas deficientes são mais suscetíveis as pragas e doenças, implicando em custos maiores para o controle das mesmas, entre outros problemas.
Portanto, o primeiro passo para o agricultor garantir uma produção sustentável, lucrativa e com boa produtividade ao longo do tempo é realizar a análise de solo, e assim, conhecer as reais necessidades daquele solo para alcançar seus objetivos.

Por Vinícius Carvalho, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia (Ciência do Solo) e Coordenador Geral da AFABE #AVozDaAFABE #AnáliseDeSolo #CiênciaDoSolo #FertilidadeDoSolo #AgriculturaSustentável #Solos #ConservaçãoDoSolo #MeioAmbiente