Em Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Bezerros

Bezerros é um cidade conhecida, e reconhecida, por sua força cultural, mas é uma cidade que deixa a desejar quanto a preservação do seu patrimônio artístico, histórico e arquitetônico. Desde a sua fundação, há 28 anos, a AFABE luta em defesa da cultura e do patrimônio do nosso município. Mas o que seria este patrimônio Cultural o qual defendemos? Segundo o art. 216 da Constituição Federal (CF/88), constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Ainda nos mesmo artigo, há exemplos do que é considerado patrimônio cultural Brasileiro: formas de expressão; modos de criar, fazer e viver; criações científicas, artísticas e tecnológicas; obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

A AFABE se manifesta para evitar a destruição de um patrimônio histórico e cultural de Bezerros fortemente ameaçado nos últimos anos. Hoje recebemos a triste notícia do falecimento de dona Rita Brayner. Moradora da rua nove de janeiro, dona Rita iria completar 92 anos no próximo mês. Rita Brayner era a única irmã de Manoel Celestino Veras Brayner, autor do Brasão da bandeira de Bezerros. Para quem não conhece o Brasão da cidade, é esta imagem central da Bandeira de Bezerros que acompanha este manifesto. Dona Rita guardava consigo todo o material de seu Manoel Celestino, incluindo documentos, fotos, placa de homenagem, entre outros. Todo esse material deveria ser preservado, assim como a casa onde morou e o jazigo onde está enterrado. Infelizmente, o Conselho do Patrimônio Histórico do Município não está em atividade, mas algo deve ser feito. A sociedade Bezerrense não pode ficar inerte frente a esta possibilidade de perda irreparável. A AFABE irá buscar um solução para esta situação, buscando todos os meios possíveis para que a sociedade bezerrense não tenha mais um patrimônio perdido. Junte-se a nós nesta missão.

Por Vinícius Carvalho, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia (Ciência do Solo), Consultor em produção agrícola e Coordenador Geral da AFABE #AVozDaAFABE